Moda feita para um planeta frágil

 

Um novo grupo de consumidores está procurando roupas que não destruam o meio ambiente

O problema do desperdício na moda está em uma escala quase insondável. Um caminhão de lixo cheio de roupas é incinerado ou depositado em um aterro a cada segundo, de acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma instituição de caridade cuja missão é promover a economia circular. Algumas marcas de luxo queimam deliberadamente peças não vendidas, em vez de descontá-las, a fim de preservar sua exclusividade: em 2018, a grife britânica Burberry observou em seu relatório anual que havia "destruído fisicamente" 28,6 milhões de libras em bens não vendidos, provocando indignação dos investidores e ambientalistas.

Isso envolve mais do que doar itens indesejados para a loja de caridade. Tudo, desde materiais e corantes até a fabricação e distribuição, precisa ser concebido com um ciclo de vida renovável em mente. “As roupas que entram no mercado precisam ser confeccionadas com materiais seguros e renováveis, se o objetivo é que o (material) usado permaneça na economia”, diz François Souchet, diretor da Make Fashion Circular. 

"O importante é que, por um lado, você deseja obter os produtos e materiais certos", diz Souchet. "Você também quer acertar o lado dos negócios, para que o setor possa trabalhar sem depender da produção de mais produtos".

Um estudo da McKinsey, consultoria de gestão, descobriu que 78% dos gerentes de compras disseram que a sustentabilidade seria um fator significativo considerado pelos consumidores que compram roupas para o mercado de massa. As empresas ignoram essas atitudes por sua conta e risco.

Souchet acha que o básico oferece a maior oportunidade para uma moda mais durável. "O essencial é uma parte muito grande do que a indústria está produzindo", diz ele. "Não é o lado rápido e moderno da moda."

Uma empresa focada nessa área é a Teemill, com base na Ilha de Wight. Uma plataforma que permite que outras marcas produzam e criem suas próprias roupas, orgulha-se de operar sua própria economia circular. A maioria de suas roupas são de algodão básico. "Camisetas, tops e calças são todos feitos de camisa", diz o co-fundador Mart Drake-Knight. "Não vamos usar lantejoulas."

Em vez de acumular estoque, a Teemill produz uma peça de roupa somente quando encomendada. As opções de tamanho são explicitamente definidas on-line e refinadas à luz dos dados do cliente, o que reduz o número de devoluções. Quando um item da Teemill chega ao fim de sua vida útil, um código na etiqueta de cuidado gera uma etiqueta de endereçamento para que possa ser devolvida; Teemill então dá crédito para um pedido futuro. Cada item usado devolvido é desmontado e remoldado em roupas de segunda geração. Como as fibras de algodão encurtam com o reprocessamento, o fio é um pouco mais grosso e as camisas são mais pesadas.

Sua filosofia é ecoada por Cyndi Rhoades, da Worn Again, outra empresa do Reino Unido que tenta aplicar os princípios da economia circular às roupas. "É um ecossistema de todos os participantes da cadeia de suprimentos têxtil, da marca e dos consumidores", diz ela. "Não podemos circularizar, a menos que os consumidores devolvam os tecidos à circulação".

As lingeries de algodão Cotonner possuem certificado BCI (Better Cotton Initiative)  e fazem parte do movimento Sou de Algodão. Sutiãs, tops, bodies e calcinhas de algodão ligados no planeta.

Fonte: Financial Times